Exposição de bonecas feitas à mão em SP celebra a tradição do Día de Los Muertos
Parte da cultura do México acaba de chegar em São Paulo. Até o dia 12 de setembro, o Parque Shopping Barueri recebe a exposição “Catrinas – A Arte Além da Vida”, assinada pelo designer Marco Aurelio Bispo, conhecido como Marco Coleções. A mostra reúne 15 peças confeccionadas à mão, inspiradas nas tradicionais caveiras e figuras históricas do imaginário mexicano.
Natural de Barueri, Marco se especializou na criação e colecionismo de bonecas artísticas. Suas obras se destacam pela riqueza de detalhes e criatividade na construção de personagens, como no caso das Catrinas. "Essas bonecas são importadas e vêm da Indonésia em estado de fábrica. Ou seja, o corpo, os braços, as pernas, a cabeça e os cabelos vêm separados e a gente faz toda a parte da montagem. Considero o meu trabalho uma criação artística. Nós fizemos um estudo de mais de três meses para entender cada personagem que está hoje nessa exposição", comenta ele, explicando que a confecção de uma boneca pode levar um dia, uma semana ou até meses, até que ela fique pronta.
O trabalho com as Catrinas foi feito em conjunto com o também designer Lucas Piva e convida o público a conhecer de perto a tradição do “Día de Los Muertos” (Dia dos Mortos, em espanhol), celebrado no México para homenagear aqueles que já faleceram, com rituais culturais. Como símbolo e parte dessa cerimônia está a figura de “La Catrina”, a Deusa da Morte, figura esquelética feminina criada no início do século XX. Com trajes sofisticados, maquiagem de caveira e adereços florais, a Catrina transmite a mensagem de que a morte é um elo comum entre todos, independentemente de classe, gênero ou origem.
A personagem estará presente na exposição ao lado de outras obras, como: “Senôra Del Pan”, “Frida Khalo”, “Casal de noivos: Até Que a Morte Nos Separe”, “Princesa Alebrij”, “Miss Angelitos”, “La Doña Patria”, “Guadalupe”, La Llorona”, “El Catri”, “Catrina Monarca”, “La Emplumada”, “Lady Chilli”, “Senôrita Cempasúchil” e “La Muerte”.
"A atração é imersiva, porque não é apenas uma exposição da boneca. Conta-se a história do personagem e qual é a originalidade do tema", explica Marco Aurelio. Além das bonecas, na exposição também é possível conferir imagens feitas por inteligência artificial representando cada uma delas. "Na nossa criação de IA, fizemos o inverso. Criamos todas as bonecas por meio dos estudos que fizemos, respeitando origem, história, crença e tudo em relação ao tema das Catrinas, e depois as desenvolvemos em IA. Foi um trabalho bem cauteloso e difícil em que a IA veio depois da boneca, não antes, porque senão não seria sobre mim e Lucas, seria só uma cópia", finaliza.
Serviço:
Exposição Catrinas – A Arte Além da Vida
Data: 02/08 a 12/09
Horários: 10h às 22h (Segunda a sábado) e 12h às 20h (Domingos e feriados)
Entrada: Gratuita
Local: Piso L1 – Próximo à loja Marisa
Fonte: Weber Shandwick
Comentários
Postar um comentário